Por Tua Conta: como correu o ano letivo?

  • Publicado em 09 junho 2023

O ano letivo está a chegar ao fim, o que significa que este é o momento de fazer um balanço! Sobretudo, porque terminaram os dois primeiros anos durante os quais o Por Tua Conta foi implementado numa parceria inédita entre a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda e a Área Metropolitana do Porto.

Este projeto piloto permitiu lançar, em 2021, este programa educativo dedicado aos estudantes do ensino profissional, preparando-os para entrada no mercado de trabalho, através da promoção da literacia financeira.

🙌 Demos as boas-vindas a 2022/2023!

O ano letivo 2022/2023 teve início com a apresentação pública do projeto, que contou com a presença do Ministro da Educação, João Costa, da Presidente da Fundação, Maria Amélia Cupertino de Miranda, e ainda, da Secretária Executiva da Área Metropolitana do Porto, Ana Amorim. Alguns alunos tiveram a oportunidade de estar presentes no evento, numa mostra organizada pela Fundação, onde expuseram diversos trabalhos. Neste dia, os professores puderam assistir a uma ação de formação presencial sobre prioridades programáticas e recursos educativos.

O que disse o Ministro da Educação sobre o Por Tua Conta?

“Há aqui um grande mérito nesta escolha de um projeto dedicado ao ensino profissional”, disse o Ministro que reforçou ainda: “Isto são ferramentas para a vida, em relação às quais a escola não pode passar ao lado. Portanto, esta é uma iniciativa mesmo muito importante”. João Costa afirmou também que a Fundação “tem sido um parceiro extraordinário do Ministério da Educação, não só na promoção de atividades, mas também na promoção da capacitação dos professores, na publicação dos Referenciais que permitem que os professores tenham materiais de apoio nas escolas”.

🙌 Jogámos as primeiras Olimpíadas!

O ano letivo seguiu e, em março, chegaram as Olimpíadas de Educação Financeira! Pela primeira vez, os alunos do Por Tua Conta puseram à prova os conhecimentos de educação financeira adquiridos ao longo do ano num quiz digital. Houve vários vencedores municipais, mas a turma que alcançou, em toda a Área Metropolitana do Porto, o maior número de respostas certas, no menor tempo possível, foi…a turma TAG, do 11º ano da Escola Profissional de Gondomar! A grande vencedora foi anunciada durante as TEF Talks, pela Administradora Executiva da Fundação, Inês Abreu.

🙌 Lançámos as primeiras TEF Talks!

TEF Talks? Sim, a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda organizou a primeira edição das Talks de Educação Financeira, a pensar nos alunos estão a terminar os estudos e se aproximam da entrada no mercado de trabalho. O evento contou com a presença de 260 alunos, de vários municípios da Área Metropolitana do Porto, que tiveram oportunidade de aprender a elaborar um Curriculum Vitae (CV), a preparar uma carta de apresentação e uma entrevista de emprego, com Sara Pinheiro e Ricardo Ribeiro, profissionais da PwC.

As TEF Talks tiveram também um segundo painel dedicado ao lado financeiro da chegada ao mercado de trabalho, com Ana Carvalho Reis e Cristina Vieira, também da PwC. O painel de encerramento trouxe à conversa a tecnologia, algo que os jovens conhecem bem. Carlos Cabreiro, Diretor da Unidade Nacional de Combate ao CiberCrime e à Criminalidade Tecnológica da Polícia Judiciária, alertou os alunos para os riscos da internet e reuniu inúmeros conselhos para promover a “saúde virtual”.

🙌 E houve muito mais!

Na Fundação, convidámos também alunos e professores a celebrarem connosco o Dia Internacional dos Museus e a participarem na 1.ª Feira de Emprego e Formação da Comissão Social de Freguesias da União de Freguesias e Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde. Para as turmas do Por Tua Conta, houve ainda desafios temáticos e muitas visitas a decorrer no Museu do Papel Moeda.

Assim terminou o segundo ano do Por Tua Conta, repleto de aprendizagens! Boa sorte para todos os alunos que ingressam em breve no mercado de trabalho e no Ensino Superior! Para os restantes…vemo-nos no próximo ano letivo?