Olimpíadas: eis a grande vencedora!

  • Publicado em May 16, 2023

A notícia chegou durante as TEF Talks, as Talks de Educação Financeira dedicadas aos alunos do Por Tua Conta. Perante uma plateia repleta de estudantes e Professores, a voz da Administradora Executiva da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, Inês Abreu, começou a desvendar a grande novidade: “O vencedor é…”  

Seguiram-se uma salva de palmas e os festejos, enquanto no ecrã gigante do auditório da Fundação se lia o nome da grande vencedora da primeira edição das Olimpíadas de Educação Financeira do Por Tua Conta: 

TAG, do 11.º ano da Escola Profissional de Gondomar 

Esta foi a turma que alcançou, em toda a Área Metropolitana do Porto, o maior número de respostas certas, no menor tempo possível, no quiz digital que pôs à prova os conhecimentos das turmas nas áreas de educação financeira abordadas no Por Tua Conta. 

Ficámos muito gratos. É o reconhecimento do nosso trabalho”, contou Eduardo Mendes, Professor responsável pela participação da turma no projeto.  

Já tínhamos a literacia financeira no nosso plano anual de atividades, há muitos anos, e, portanto, foi fácil enquadrar. Claro que foi de uma forma muito mais apelativa, com os quadros, com os suportes informáticos que nos forneceram”, explicou o Professor sobre a integração da Escola Profissional de Gondomar no Por Tua Conta, que teve já um impacto positivo na sua turma. Apesar de reconhecer “ainda ser preciso fazer muito mais” o docente conta que “eles [os alunos] dominam hoje certos conceitos que não dominavam de todo”.  

Entre os alunos da turma TAG, satisfeitos com a vitória, estava Lavinia Santos, que “não imaginava” que a sua turma ia ser a grande vencedora: “fiquei contente e além disso admirada, super feliz!”. Sobre a participação no Por Tua Conta, a estudante de 20 anos contou que “foi muito importante” para a turma e que até a ajudou um pouco na Matemática. 

Também o colega Rafael Martins ficou “muito contente” com a vitória nas Olimpíadas. Sobre a área financeira e contabilística, o aluno de 19 anos referiu ainda: “é importante para o nosso futuro dia a dia”

Sobre as Olimpíadas de Educação Financeira, podes também conhecer os vencedores municipais aqui

Muitos parabéns a todos os vencedores! Convosco, a literacia financeira continua a chegar mais longe 🤩