O projeto “Por Tua Conta”, é um projeto, totalmente concebido de raiz pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (FACM).
Em 2009/2010, a FACM em colaboração com o Departamento de Museologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto desenvolveu um projeto de investigação ação, cujo objetivo se centrou na investigação das reais necessidades das escolas da comunidade envolvente da FACM e na resposta que o Museu poderia dar a essas necessidades sentidas, tendo como ponto de partida a identidade da sua coleção: o dinheiro. Em resultado desse projeto foi possível diagnosticar, não só a falta de dinheiro, mas também o défice de conhecimentos para o saber gerir.
Deste projeto de investigação-ação nasceu o projeto “No Poupar Está o ganho”, implementado junto das escolas desde 2011. É um projeto de continuidade que reconhece a importância da formação financeira desde o ensino pré-escolar ao ensino básico e secundário.
Da experiência e do sucesso obtidos com o projeto “No Poupar Está o Ganho” surge o projeto Por Tua Conta, o qual se insere na valorização do Ensino Profissional e se apresenta como um contributo relevante para a oferta formativa desta área do ensino.