Carta de apresentação: o que é e como preparar?

  • Publicado em 20 outubro 2023

A entrada no mercado de trabalho é uma realidade cada vez mais próxima para ti, que estás no Ensino Profissional. Depois de fazeres o teu currículo (sabe como aqui), o próximo passo passa por escreveres a tua carta de apresentação. Mas como? Explicamos-te tudo neste artigo!

O que é uma carta de apresentação?

A carta de apresentação é um documento que tem como principal objetivo apresentar informação mais detalhada sobre o candidato, funcionando como um complemento ao Curriculum Vitae (CV). A carta de apresentação pode ser uma boa estratégia para te destacares dos restantes candidatos e causares boa impressão.

Nota: este documento não serve apenas para te candidatares a um emprego. Se estiveres a pensar fazer um estágio ou mesmo ingressar na Universidade (alguns casos), podes enviar a carta de apresentação juntamente com o CV.

Como escrever uma carta de apresentação?

Uma carta de apresentação bem escrita, simples e com bom aspeto gráfico pode ser muito importante. Fazer uma pesquisa sobre a empresa à qual te estás a candidatar e personalizar a carta, assegurando que o conteúdo é interessante para o recrutador, pode fazer a diferença na forma como a tua candidatura é recebida.

Partilhamos contigo algumas sugestões para quando estiveres “por tua conta” a preparar uma carta de apresentação:

📄A estrutura deve ser simples e clara. A carta de apresentação é como qualquer outra carta, por isso, começa por cumprimentar o leitor. Se tiveres o contacto do recrutador, podes contactá-lo diretamente pois, desta forma, será mais acessível.

📄Explica por que razão escolheste aquela empresa/instituição. Porque motivo te candidataste? Porque te devem contratar? Diz duas ou três razões pelas quais és uma mais-valia para a empresa. Se estiveres a enviar uma candidatura espontânea, não te esqueças de mencionar a função/departamento em que estás interessado.

📄Resume os teus conhecimentos e experiência profissional mais relevante. Um erro muito frequente é duplicar a informação que está no CV. Neste caso, não é necessário explicares a tua formação académica e experiência de trabalho em detalhe (uma vez que essa informação já está no Curriculum Vitae), mas sim destacares os aspetos mais importantes. Uma boa maneira de mostrares como podes acrescentar valor à empresa é através de exemplos concretos de trabalho que já tenhas realizado e que se relacionem diretamente com a função para a qual te estás a candidatar.

📄Sintetiza sem te alongares. Os recrutadores vêem muitos currículos diariamente e, por isso, uma carta de apresentação não muito grande (cerca de meia página) e sucinta é a melhor opção!

📄Mostra disponibilidade para uma entrevista. Depois de mostrares o interesse por aquele trabalho, tenta estar disponível para uma entrevista, a qualquer altura.

Ainda não tens qualquer tipo de experiência profissional? Não te preocupes! Este é o momento para mostrares a tua proatividade e vontade de aprender e crescer. A motivação e o entusiasmo são aspetos muito valorizados no processo de seleção. A atitude é muito importante, então, aproveita a oportunidade para te mostrares entusiasmado em aprender e conseguires um emprego que se ajuste ao teu perfil!

Agora que já sabes como elaborar um Curriculum Vitae e uma carta de apresentação, estás preparado para esta nova fase! Boa sorte 🍀