Acabei de estudar e agora? Como faço um CV?
- Publicado em 29 junho 2023
Já terminaste o Ensino Secundário, mas não sabes como te preparar para a entrada no mercado de trabalho? O primeiro passo é elaborar um Curriculum Vitae (CV): um documento específico onde partilhas, entre outras informações, as tuas experiências profissionais e formação académica.
Serei capaz de fazer um CV?
Claro que sim! Mas é normal que, enquanto estudante, te questiones sobre se tens informação suficiente para colocar num CV, pois a tua experiência profissional pode ser curta ou ainda nem ter começado.
Não te preocupes: atualmente, não existe um padrão de carreira a seguir. O mercado está cada vez mais dinâmico e, por isso, as empresas contratam pessoas com diferentes backgrounds, competências e experiências. Ou seja, há muito mais que podes mostrar para além de trabalhos que já tenhas tido - características e algumas experiências pessoais, bem como competências sociais podem ser bastante valorizadas pelos recrutadores!
Quais os elementos que devem constar no CV?
Para que consigas captar a atenção do profissional deves ter em conta 3 tópicos:
👉 A tua marca pessoal: imagina que és uma marca. Que mais-valias vais mostrar para “vender” o teu produto (neste caso, o teu percurso)?
👉 As primeiras impressões: este é um fator com muito impacto. Sabias que, em média, um recrutador demora cerca de 7 segundos a analisar um Curriculum pela primeira vez?
👉 Fazer a diferença: para seres diferente nem sempre é necessário fugir às regras e criares um formato fora do normal, que se torne difícil de ler. Muitas vezes, uma palavra pode fazer a diferença em relação aos outros candidatos.
Para além destes fatores, há determinados elementos que são essenciais ao Curriculum, para que o recrutador consiga saber um pouco mais sobre ti. Estes são:
👉 Nome e contactos. Telemóvel e e-mail sempre atualizados!
👉 Experiência profissional com a data de início e fim e com a função mais recente em primeiro lugar. Se fizeste um estágio, destaca-o aqui, dizendo as funções que desempenhaste e as responsabilidades que estiveram a teu cargo.
👉 Experiência académica também com data de início e fim. Podes destacar aqui algumas disciplinas de que mais gostaste ou em que tiveste melhor desempenho, explicando o que aprendeste.
👉 Atividades extracurriculares que consideres importantes. Desportos de equipa, voluntariado ou associações académicas em possam transmitir aprendizagens que adquiriste são bons exemplos.
👉 Competências técnicas e sociais. Sabes operar softwares específicos? Falas alguma língua? Destacas-te pelo trabalho em equipa? Podes destacar algumas competências no teu CV.
👉 Fotografia cuidada e profissional (é um elemento opcional). Um fundo branco é o mais simples, mas talvez o mais eficaz! Quanto ao vestuário, podes adaptar a formalidade ao tipo de empresa a que estás a candidatar-te.
O que não colocar no CV?
Para além dos elementos obrigatórios no Curriculum, há outros que deves evitar colocar, de forma que a informação esteja organizada de forma direta e sucinta. Descobre quais são!
👉 Informações e e-mail demasiado pessoais. ritinha_amelhor97@... pode ter sido um bom e-mail em tempos…mas não quando te candidatas a um emprego!
👉 Todas as atividades extracurriculares que ainda frequentas ou já frequentaste. Se és daquelas pessoas que fazem mil e uma atividades ao mesmo tempo, vais ter de selecionar aquelas que mais se adequam!
👉 Informação desatualizada ou falsa. Não coloques competências que não tens, pois, se te pedirem para falar sobre elas em entrevista ou para as aplicares no trabalho, facilmente vai ser percetível para o recrutador ou empregador.
👉 Expectativas salariais. Esta conversa fica habitualmente para as entrevistas de emprego.
👉 Fotografia pouco formal ou descuidada. Não, as fotos das férias ou aquela em que recortaste um amigo não servem!
Dicas extra:
👉 Deves adaptar sempre o teu CV a cada oferta de emprego. O melhor é começares por pesquisar sobre a empresa para perceberes os tipos de competências que deves destacar. Por exemplo, se é um trabalho que envolve contacto com o público, pensa se já tiveste alguma atividade que tenha exigido essa versatilidade.
👉 O Curriculum não deve ter mais do que uma página. Organiza a informação por tópicos e prefere as frases curtas, para ser mais fácil a leitura do recrutador. Online, em sites como o Canva, ou até em programas como o Word vais encontrar templates que vão certamente ajudar-te!
Agora que já sabes tudo o que deves ou não colocar no Curriculum Vitae, estás preparado para começar a elaborar teu! Boa sorte para esta nova fase