Entrevista de emprego: 6 dicas para te preparares

  • Publicado em Oct 27, 2023

Elaboraste o teu currículo, fizeste a tua carta de apresentação e começaste a candidatar-te a diferentes empregos e estágios. Uma empresa gostou do teu perfil e do teu percurso e chamou-te para uma entrevista… “e agora?”. Se esta é a pergunta que surgiu na tua cabeça, aproveita este artigo. Temos algumas dicas para que a tua entrevista seja um sucesso!

A entrevista de emprego é uma das partes mais importantes do processo de seleção, podendo ser uma experiência stressante. No entanto, com alguma preparação, podes sentir-te mais seguro e menos ansioso, aumentando a hipótese de teres uma entrevista bem-sucedida.

Apesar de as entrevistas de emprego variarem de acordo com a empresa e com o recrutador, há dicas que podes utilizar de cada vez que te encontrares num processo de recrutamento. Descobre quais são!

6 dicas para te prepares para uma entrevista de emprego

👉 Pesquisa sobre a empresa à qual te candidataste: o primeiro ponto a fazer ✔ é conhecer a empresa, a sua oferta de produtos/serviços, a indústria e o setor em que opera, a missão, visão e valores, assim como a cultura organizacional e os últimos projetos desenvolvidos. Esta pesquisa pode ser feita através do website da empresa ou navegando nas redes sociais.

Demonstrar que tens conhecimentos sobre a empresa e que investiste tempo a pesquisar sobre a mesma mostra o teu interesse e iniciativa.

👉 Relê o teu CV e carta de apresentação: certifica-te de que não te esqueceste de mencionar nenhuma experiência relevante para a vaga em questão. Pensa que competências e experiências são mais importantes e de que forma as poderás apresentar na entrevista, relacionando com as funções a que te estás a candidatar.

👉 Reconhece os teus pontos fortes e pontos de melhoria: esta é uma pergunta “chave na mão” nas entrevistas de emprego. Tenta perceber o porquê de seres uma mais-valia para a empresa e de que forma o teu background influenciou a maneira como trabalhas (ou podes vir a trabalhar). Nos pontos de melhoria, não é aconselhável mencionares características de personalidade, como a teimosia, por exemplo. Podes antes dizer (se te identificares):

❗ “Se calhar, não sou assertivo o suficiente”

❗ “Se calhar, não me consigo organizar tão bem como gostaria”

❗ “Preciso de ter mais experiência a trabalhar em equipa”

❗ “Preciso de ter mais capacidade analítica: conseguir olhar para um problema e perceber como o posso resolver”

👉 Prepara respostas a questões comuns: as perguntas podem variar, mas existem algumas que são comuns e para as quais te podes preparar. Se praticares as respostas, consegues mais facilmente responder de forma clara e confiante durante a entrevista. As questões estão divididas em quatro categorias.

🌟 De competência – estas questões visam expor as tuas competências gerais (soft skills) e competências específicas do trabalho. Podes utilizar a Técnica STAR* para preparar as tuas respostas.

* Situação – explicar o contexto e o potencial desafio que enfrentaste

* Tarefa – que tarefa específica desempenhaste para ajudar a que o desafio fosse bem-sucedido

* Ação – que ações decidiste tomar e porquê?

* Resultado – qual foi o resultado das tuas ações? Que diferença conseguiste fazer e o que aprendeste?

👩🏽‍🤝‍👩🏽 De comportamento – com estas questões, o objetivo é que fales sobre como demonstraste alguma competência específica ou como lidaste com determinada situação. Por norma, estas perguntas concentram-se no trabalho de equipa, na liderança ou na gestão de trabalho sob pressão.

🤷‍♂️ Hipotéticas – o recrutador vai tentar testar as tuas capacidades de resolução de problemas numa situação hipotética. Ao responderes a este tipo de perguntas, faz referência a experiências anteriores e explica de que forma te prepararam para a situação em causa.

💦 De stress – estas questões testam a tua reação e resposta quando estás sob pressão. Tenta manter-te calmo e lembra-te que nem sempre há uma resposta certa.

👉 Prepara questões para fazeres ao recrutador: no final da entrevista, normalmente, os recrutadores deixam um espaço para que possas fazer perguntas. Aproveita este momento para perguntares algo que te poderá ajudar a perceber melhor o que é esperado de ti, caso sejas contratado. Alguns exemplos de questões que podes colocar:

*Como descreveria as responsabilidades do cargo?

*Quais são os maiores desafios deste trabalho?

*Quantas pessoas trabalham neste escritório/departamento?

*A quem terei de reportar?

👉 Sê proativo: se o recrutador tiver indicado um prazo para te dar alguma resposta, deves aguardar até essa data para o contactar. Caso não tenha ficado nada definido, espera uma semana para abordares de novo a empresa. A proatividade é uma forma de demonstrares interesse.

Agora que já tens ferramentas para te preparares para uma entrevista de emprego, não precisas de ter receio de ficar “por tua conta”. Boa sorte 🍀