Por Tua Conta: o que dizem os professores sobre a última edição?

  • Publicado em 13 setembro 2023

O Por Tua Conta assinalou, no ano letivo 2022/2023, a sua 2ª edição. Com o intuito de avaliar a implementação do projeto e o seu impacto, levou-se a cabo, no final do último ano letivo, um inquérito direcionado aos docentes das turmas participantes neste projeto educativo. Estes foram os resultados:

📚 Módulos abordados 

Todos os módulos abordados ao longo do ano letivo foram considerados “muito relevantes” pelos professores. No entanto, as temáticas que mais se destacaram foram: Planeamento e Gestão de Orçamento e Poupança e as suas Aplicações.

💻 Avaliação da plataforma digital

Design (3,59, de 0 a 5), linguagem (3,62), organização (3,69), acessibilidade (3,62) e funcionalidade (3,48) foram os parâmetros relativos à plataforma de e-learning do projeto avaliados de forma bastante positiva pelos professores.

📚 Utilização dos recursos educativos 

👉 A grande maioria dos docentes afirmaram ter utilizado as fichas de trabalho (97%) e 93% consideraram-nas “bastante” ou “muito” úteis.

👉 69% dos docentes utilizaram os casos práticos como ferramentas de dinamização e 95% destes consideraram-nos “bastante” ou “muito” úteis.

👉 Cerca de 59% dos docentes afirmaram utilizar os planos de aula e, destes, 94% reconheceram a sua utilidade.

🏆 Eventos

👉 95% dos professores cujas turmas participaram nas Olimpíadas de Educação Financeira mostram-se “muito” e “bastante” satisfeitos com a esta ação.

👉 Já nas Talks de Educação Financeira, os professores deram maior importância às temáticas abordadas, à aplicabilidade futura dos conteúdos e ao programa do evento

Sendo o Por Tua Conta um projeto pioneiro, foi não só importante avaliar a sua implementação como também aferir o seu impacto social. Desta forma, com o objetivo de perceber se os alunos adquiriam conhecimentos e competências no âmbito da literacia financeira, os professores responderam a dois questionários, um no início do ano letivo e outro no final. Estes foram os resultados:

👨‍🏫 Frequência com que os docentes abordavam questões de literacia financeira antes do projeto

👉Antes da implementação do Por Tua Conta, ¼ dos docentes “nunca” tinha trabalhado estas questões com as suas turmas e 20,9% tinham-no feito com “muito pouca” frequência.

👉 Estes valores demonstram a falta de inclusão da literacia financeira nas escolas e reforçam a necessidade de implementação de projetos como o Por Tua Conta, sob pena de os alunos não abordarem esta temática durante a escolaridade obrigatória.

🤔 Opinião dos professores sobre literacia financeira

Segundo grande parte dos professores do Por Tua Conta, abordar o tema da literacia financeira é “muito” importante no Ensino Profissional, no Ensino Secundário e no 3.º ciclo. Para os docentes, esta temática deveria ser abordada como parte integrante de uma área disciplinar e não tanto como uma componente autónoma do currículo ou como atividade complementar.

Os docentes demonstraram ainda que o ensino de questões financeiras é essencial, uma vez que contribui “muito” para: a valorização do Ensino Profissional; uma melhor transição para a vida adulta; uma melhor transição para o mercado de trabalho

👩🧑‍🦱Competências dos alunos do “Por Tua Conta” 

No primeiro momento de avaliação, os docentes consideraram que os seus alunos tinham “poucas” competências financeiras. Já no final do ano, os professores…

👉 Passaram a ver os seus alunos como “bastante” conscientes das questões financeiras e “bastante” preparados para geri-las.

👉 Indicaram que os alunos estavam também “bastante” motivados, curiosos e interessados no que diz respeito a questões financeiras.

👉 Consideraram que o projeto pode ajudar entre “bastante” e “muito” os seus alunos a melhorarem as suas competências financeiras.

👉 Consideraram que o Por Tua Conta contribuiu “bastante” para que os alunos se tornassem mais informados, participativos, curiosos, motivados, responsáveis, confiantes e comunicativos.

👉 Consideraram também que seus alunos tinham mais competências digitais, financeiras, de sociabilidade, bem como de trabalho de grupo.

💓 As conclusões (e a satisfação) globais!

👉 Mais de 1/3 dos docentes considerou que o Por Tua Conta promoveu “muito” ou “muitíssimo” o desenvolvimento global dos seus alunos.

👉 Do ponto de vista dos professores, 49% dos alunos gostaram “muito” ou “muitíssimo” do projeto.

👉 Os professores disseram que “gostaram muito” de participar no Por Tua Conta e consideraram que foi muito importante para eles fazerem parte deste projeto, relevando estar “muito envolvidos” com a iniciativa.

👉 Os docentes indicaram também estar “extremamente” satisfeitos com o apoio do serviço educativo da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.

👉 No fim, a grande maioria (86,2%) indicou que gostava de continuar a integrar o projeto!

Obrigado a todos os professores pela avaliação tão positiva e, sobretudo, pelo entusiasmo e empenho com que abraçam o Por Tua Conta, contribuindo para o sucesso de cada edição!

Depois de ver estes resultados ficou interessado em fazer parte da edição no próximo ano letivo? As pré-inscrições continuam disponíveis aqui, para professores que já tenham ou não participado no projeto anteriormente! Juntos, levamos mais longe a literacia financeira! 💪