Como avaliam os professores a última edição do Por Tua Conta?

  • Publicado em 29 julho 2024

No ano letivo 2023/2024, o Por Tua Conta levou a literacia financeira a mais de 1500 alunos de 105 turmas, em 12 municípios! Vamos conhecer o balanço que os professores fazem de mais uma edição do projeto? 👇

De modo a avaliar a implementação do projeto e o seu impacto, foi realizado, no final do ano letivo, um inquérito direcionado aos docentes das turmas participantes neste projeto de literacia financeira. Estes foram os principais resultados: 

Sessões de capacitação para docentes 🧑‍🏫

👉 Os professores que participaram nas sessões de capacitação avaliaram-nas globalmente com 9,6 pontos, numa escala de 0 (“nada satisfeito”) a 10 (“extremamente satisfeito”).

👉 Os docentes consideraram que estas sessões permitiram “extremamente” e “muito” aprofundar os seus conhecimentos sobre a plataforma (86%) e no âmbito de questões financeiras (86%), além de contribuírem para o desenvolvimento das suas competências pedagógicas (72%), assim como para conhecer métodos de aprendizagem alternativos (72%).

Regularidade de implementação do projeto 📊

👉 Ao longo do ano letivo, os professores dedicaram, em média, 16 horas à implementação do projeto.

👉 Mais de 50% afirmaram implementar o projeto mais de uma vez por semanauma vez por semana ou mais do que uma vez por mês

Módulos abordados 📚

👉 Os principais módulos abordados pelos professores com as suas turmas foram: Planeamento e Gestão do Orçamento (87%), Poupança e suas Aplicações (80%), Produtos Financeiros Básicos (73%) e Direito e Deveres do Consumidor (53%).

Utilização dos recursos educativos 🖥️

👉 Os professores avaliaram muito positivamente a plataforma digital do projeto, nos parâmetros de design, linguagem, organização, acessibilidade e funcionalidades.

👉 A grande maioria dos docentes recorreu às Fichas de Trabalho (90%) e aos Casos Práticos (67%) como apoio à implementação do projeto.

👉 75% dos docentes sentiram-se “muito satisfeitos” com a participação nas Talks de Educação Financeira, evento dedicado aos alunos do Ensino Profissional.

👉 No que diz respeito à avaliação da Visita orientada ao Museu do Papel Moeda, 62% dos docentes consideraram que a maioria dos seus alunos gostaram muito de realizar a visita, quer em formato online quer presencialmente.

Perceção do impacto nos alunos 👧👦

👉 Comparativamente com o início do ano letivo, os docentes consideram que os seus alunos estão agora mais interessados, curiosos, motivados e conscientes para lidarem com a gestão do dinheiro do dia a dia.

👉 Além disso, os professores notaram um ganho de competências ao nível da tomada de decisão, resolução de problemas, aprendizagem escolar, trabalho em grupo, matemática, comunicação e competências digitais, para além, claro, das financeiras.

👉 Os docentes passaram igualmente a considerar os seus alunos mais informados, mais curiosos e mais responsáveis, assim como tendencialmente mais participativos, mais motivados e mais empreendedores após a participação no Por Tua Conta.

CONCLUSÕES EM DESTAQUE 🎉

👉 85% dos docentes consideraram que os seus alunos gostaram “muito” ou “muitíssimo” de participar no projeto. 

👉 70% consideraram que os seus alunos aprenderam “muitas” ou “muitíssimas” coisas novas. 

👉 77% dos docentes consideraram que este projeto promoveu “bastante” ou “muito” o desenvolvimento global dos seus alunos.

👉 Todos os professores consideraram “bastante importante” ou “muito importante” fazer parte deste projeto.

Obrigado a todos os professores pela avaliação tão positiva e, sobretudo, pelo entusiasmo e empenho com que abraçaram o Por Tua Conta, contribuindo para mais uma edição de sucesso! 

Está interessado em fazer parte do Por Tua Conta no próximo ano letivo?

📢 As pré-inscrições continuam disponíveis aqui, para professores que já tenham ou não participado no projeto anteriormente!