Opinião que Conta | TEF Talks - Hélia Coelho
- Publicado em 26 junho 2024
Além de orientarem e transmitirem conhecimentos de literacia financeira aos alunos que estão cada vez mais perto de entrar no mercado do trabalho, as TEF Talks, realizadas a 7 de maio, permitem à Fundação António Cupertino de Miranda estar em contacto direto e recolher em primeira mão o testemunho de alunos e professores. Falámos com Hélia Coelho, professora na Escola Profissional Bento de Jesus Caraça, no Porto, que nos explicou como tem sido a integração no projeto Por Tua Conta.
São cada vez mais as escolas e turmas que aderem ao Por Tua Conta, com o objetivo de educar os mais jovens para que estes se possam tornar adultos com melhor qualidade de vida e financeiramente responsáveis.
Hélia Coelho ingressou no projeto através da disciplina da Área de Integração e mostra-se muito feliz com a forma como os conteúdos têm sido recebidos pelos seus alunos, apesar de uma pequena relutância inicial – “No início os alunos acham um pouco estranho, porque não percebem de imediato de que forma é que estes conhecimentos vão ser importantes no dia a dia deles”. No entanto, ultrapassada essa barreira “eles (alunos) rapidamente começam a entender como podem colocar os conteúdos em prática e gostam mesmo muito”.
“A turma gosta muito de aprender novas maneiras de ganhar e poupar dinheiro” refere Hélia Coelho em relação aos conteúdos favoritos dos alunos, e “demonstraram grande interesse sobre a questão dos impostos”.
E quais é que são os conteúdos do programa que mais interessam os seus alunos?
“Eles gostam muito de tentar perceber de que forma podem ganhar dinheiro, portanto é isso que mais os chama à atenção. O tema da poupança também os cativa, mas eles vão sempre com aquele impulso de aprender como ganhar dinheiro”.
Sente que a literacia financeira continua a ser um desafio, não só junto dos seus alunos, mas também junto do dos jovens em geral?
“Muito grande, até porque muitas vezes não compreendem aquilo que é pedido. Pequenos gestos como fazer um crédito para comprarem o telemóvel, por exemplo: muitas vezes não percebem que quando estão a contrair esse crédito com juros, o que é que isso significa na realidade e qual é o valor total da compra desse mesmo telemóvel. Acho que é mesmo muito importante e ainda há muito caminho a fazer!”