Global Money Week: na semana dedicada à educação financeira trazemos um novo desafio!

  • Publicado em Mar 18, 2024

Esta semana assinala-se a Global Money Week, campanha internacional de sensibilização dos jovens para a importância das questões financeiras. O mote perfeito para lançarmos o desafio: criar um mural no Museu do Papel Moeda com provérbios enviados pelas turmas do Por Tua Conta! Temos a certeza de que a sua turma não vai querer ficar de fora. Descubra como participar 👇

Sabedoria popular, poupança e Museu do Papel Moeda: conheça o desafio que temos para a sua turma!

Nos ditados populares encontramos conselhos úteis para a vida, em geral, e financeira, em particular! Por isso, o Por Tua Conta desafia as turmas a descobrirem ditados relacionados com o dinheiro e a poupança.

Como participar no desafio?

👉 Aceder à plataforma com os dados habituais. No menu à esquerda, ir a “Desafios” e ver a nossa proposta de atividade.

👉 Individualmente ou em grupo, os seus alunos devem adivinhar quais os ditados populares representados no desafio através de emojis – uma linguagem que os mais novos conhecem bem.

🐔 Deixamos uma pista: grão a grão…

👉 Depois de descobertos todos dos ditados, cada aluno ou grupo deve escolher um dos ditados ou pesquisar outros relacionados com os temas do Por Tua Conta. Escolhido o provérbio favorito, podem fazer duas coisas:

👉 Elaborar um cartaz com o ditado escolhido e a explicação do seu significado. Podem usar a imagem de base disponibilizada junto do desafio ou consultar o site da Global Money Week, para mais inspirações.

👉 Gravar um vídeo curto (30 segundos) com a representação do ditado escolhido.

👉 Por último, os professores devem carregar os cartazes ou vídeos elaborados pela sua turma na plataforma educativa do Por Tua Conta. Os cartazes serão afixados no mural no Museu do Papel Moeda, para que todos os alunos que o visitem possam apreciar e aprender! Já os vídeos, serão partilhados nas redes sociais da Fundação.

Global Money Week: o que é?

Este desafio é lançado a propósito da Global Money Week e, por isso, explicamos-lhe o que é esta Semana Mundial do Dinheiro.

Esta campanha anual dinamizada pela Child & Youth Finance International (CYFI) é assinalada, este ano, de 18 a 24 de março. Recorda-nos a importância de garantir que crianças e jovens têm acesso a uma educação financeira de qualidade, tornando-os capazes de tomar decisões inteligentes, para que, no futuro, possam contribuir para uma maior resiliência e bem-estar financeiros.

Ao longo de 11 edições, a Global Money Week já chegou a mais de 60 milhões de crianças e jovens em 176 países. “Protege o teu dinheiro, assegura o teu futuro” é o mote da 12.ª edição.

A cada ano, a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda abraça a iniciativa da Global Money Week, enquanto entidade que contribui para a capacitação financeira de vários públicos, incluindo as crianças e jovens do No Poupar Está o Ganho.

Todos os dias, mas nesta semana em especial… queremos levar mais longe a literacia financeira! Ficamos à espera dos trabalhos da sua turma e da vossa participação nas Olimpíadas de Educação Financeira, que terminam esta semana😉