Planeamento financeiro: o que precisas de saber?

  • Publicado em 05 janeiro 2024

A chegada de um novo ano traz uma oportunidade para um momento de reflexão, incluindo, sobre a situação financeira individual. Claro que a instabilidade económica em que vivemos e a proximidade da tua entrada no mercado de trabalho podem gerar alguma ansiedade financeira. Como contrariá-la? Planeando, tal como explicamos neste artigo.👇

Planeamento financeiro: o que precisas de saber?

Deves conhecer os teus rendimentos e despesas:

👉 Rendimento: o dinheiro que recebes ao longo do ano – salário, no caso de já trabalhares, prendas de Natal e aniversário, mesada, etc. Aponta em que meses vais receber e qual o valor.

👉 Despesas: o dinheiro que gastas – despesas da escola, como o almoço, por exemplo, prendas, saídas com amigos, entre outros. Aponta também o que prevês gastar.

💶 Não te esqueças que as despesas podem ser fixas (aquelas que já sabes que tens todos os meses) ou variáveis (que vão mudando todos os dias).

💶 As despesas também podem ser essenciais – aquelas que são mesmo necessárias (comprar material escolar quando preciso) – e supérfluas, gastos que se realizam de forma a satisfazer algum desejo (comprar um chocolate).

Planear garante que tens uma previsão do que podes gastar e quanto consegues poupar. Se começares a fazer disto um hábito, vais conseguir gerir melhor as tuas finanças! Assim, quando começares a trabalhar e, consequentemente, a ter mais despesas, poderás evitar a ansiedade financeira. A organização é a base para o teu bem-estar financeiro.

Agora que já tens as ferramentas para planear as tuas finanças… estás por tua conta! Bom ano!🌟