Vem aí 2024. Prepara o teu mindset financeiro!

  • Publicado em Dec 28, 2023

Se nunca ouviste falar ou se não sabes bem o que é o mindset financeiro, chegaste ao artigo certo! Em 5 simples pontos vais perceber do que falamos e o que pode influenciar o teu mindset. Pronto? Lê mais 👇

 

1. Mente + Configuração. Mind = Mente; Set = Configuração. Então, mdinset é a configuração da mente. Mindset financeiro é, portanto, a configuração da nossa mente relativa às nossas finanças.

2. Diferentes pensamentos geram diferentes resultados. Cada pessoa pensa de forma diferente, certo? Isso também acontece com o dinheiro: cada um de nós pensa sobre ele de acordo com o seu mindset financeiro. Com isso, gera-se um fluxo:

Diferentes pensamentos sobre o dinheiro 👉 Diferentes sentimentos 👉 Diferentes ações

👉 Diferentes resultados

3. Todos temos um mindset misto. Ou seja, nas nossas decisões financeiras, pode prevalecer um de dois mindsets:

👉 Fixo – Muitas vezes, a nossa mente diz-nos que é impossível melhorar qualquer situação. Nestas circunstâncias, é mais fácil desistir dos obstáculos e não aceitar novos desafios.

👉 De crescimento – No entanto, há outras situações em que, com esforço, dedicação e força de vontade, conseguimos alterar, mudar e crescer com os obstáculos.

4. O nosso mindset depende de muitos fatores. As nossas decisões financeiras são influenciadas pela nossa personalidade ou pelas nossas crenças, isto é, pelos ensinamentos (familiares, pessoais ou sociais) que fomos obtendo ao longo da vida.
São também influenciadas pelos vieses comportamentais. São uma espécie de “atalhos” que a nossa mente cria para ter menos esforço. A “aversão à perda” (não tomarmos uma decisão por recearmos perder) é um exemplo. Outro é a “familiaridade”, ou seja, preferirmos o que nos é confortável e já conhecemos.

5. O nosso mindset financeiro pode mudar. Sim, é possível melhorar a forma como nos relacionamos com o dinheiro. Para isso, é fundamental aperfeiçoar os conhecimentos e competências financeiras. Como? Aqui ficam algumas ideias:

👉 Autoconhecimento – Conheceres bem a tua situação financeira é o primeiro passo. Experimenta registar todas as tuas despesas. Sê rigoroso, escreve todos os euros que gastaste! Assim, vais perceber quanto e como estás a gastar e de que maneira os pensamentos interferem no dia-a-dia financeiro. Será que compraste algo por impulso do momento? 👀

👉 Definir objetivos – Pensa nos teus objetivos financeiros e no caminho que tens de percorrer (metas de curto, médio e longo prazo). Por exemplo, uma compra que queiras fazer, uma viagem, viver sozinho, etc. Escreve tudo para não te esqueceres e ires acompanhando o progresso!

👉 Planeamento – começa por identificar, antecipadamente, os rendimentos (quando/se já os tiveres) e as despesas. Junta os teus objetivos realistas e alcançáveis. Vê também quanto/como consegues poupar. Assim, vais ter uma espécie de “radiografia” da tua situação financeira futura.

Agora, o desafio: e se preparares o teu mindset financeiro para 2024? Podes começar pelo mais “simples”: regista e compreende as tuas despesas.  Pode ser um bom hábito para o novo ano!

Vais estar a investir nos teus conhecimentos e comportamentos financeiros e essa é a chave para um bom mindset financeiro 💪