O Porto já está “Por Tua Conta”!
- Publicado em 02 novembro 2023
A Câmara Municipal do Porto juntou-se à 3.ª edição do Por Tua Conta, mas esta não é a primeira vez que este município vai levar a literacia financeira aos estudantes do Ensino Profissional. Como assim? Descobre neste artigo 👇
Quando o Por Tua Conta deu os primeiros passos, em 2021, a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda contou com a Área Metropolitana do Porto (AMP) como parceira. Foi assim que o projeto começou a chegar a escolas de vários municípios da AMP…onde o Porto se inclui, claro!
O Porto tornou-se, por isso, um dos municípios pioneiros do Por Tua Conta, tal como já tinha sido de outros projetos da Fundação (o No Poupar Está o Ganho e o Eu e a Minha Reforma).
Agora, no ano letivo 2023/2024, a Câmara Municipal do Porto associa-se diretamente à Fundação Dr. António Cupertino de Miranda para dar continuidade ao projeto e às aprendizagens financeiras.
Por todo o município, mais de 50 turmas vão integrar o Por Tua Conta, preparando-se, através da literacia financeira, para o momento de transição para o mercado de trabalho.
Municípios diferentes, objetivos comuns
Em todos os municípios onde o Por Tua Conta já foi ou vai ser implementado, o projeto leva os alunos a desenvolverem hábitos de poupança, uma relação saudável com o dinheiro e ainda competências como a resolução de problemas e autonomia pessoa.
Se fizeres parte das turmas que vão juntar-se ao projeto, podes contar com:
👉 Plataforma digital com milhares de recursos didáticos
👉 Desafios temáticos, casos práticos e fichas de atividades
👉 Visita ao Museu do Papel Moeda
👉 Eventos e competições para participar com toda a turma
Já os teus professores têm acesso a formação, apoio contínuo por parte da equipa da Fundação e materiais específicos, como planos de aula e casos práticos.
O município do Porto continua a levar mais longe a literacia financeira! Mas não é o único…passa pelo Instagram ou Facebook da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda para descobrires que municípios estão a juntar-se a este e outros projetos educativos.