Por Tua Conta combate os baixos níveis de literacia financeira entre jovens
- Publicado em 08 julho 2024
O Por Tua Conta tem como propósito melhorar os níveis de literacia financeira entre os jovens, procurando promover conhecimento e fornecer ferramentas para que se tornem adultos mais informados e tomem decisões mais responsáveis.
O mais recente relatório do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), que revela a queda do nível de literacia financeira entre os jovens portugueses, vem sublinhar a importância da missão da Fundação António Cupertino de Miranda: promover uma melhor gestão financeira não só dos jovens, mas de todos os portugueses.
O relatório mais recente, realizado em 2022, foi divulgado e os resultados no nosso país dão que pensar… 👇
Quais os resultados em Portugal?
👉 Portugal, que participou pela segunda vez nesta avaliação, obteve uma pontuação de 495 pontos no mais recente relatório.
👉 Este resultado confere aos jovens portugueses um nível de literacia financeira ligeiramente abaixo da média da OCDE, de 498 pontos – acima de países como Espanha (486 pontos) e Itália (484 pontos).
👉 Portugal apresentou “uma diminuição significativa” do desempenho do nível de literacia dos jovens desde o PISA de 2018 e o relatório mais recente, em 2022.
👉 Em conclusão, houve um decréscimo do nível de literacia financeira neste período de quatro anos.
Como é que o Por Tua Conta combate a queda dos níveis de literacia financeira entre os jovens?
Dedicado a alunos do Ensino Profissional, o Por Tua Conta trabalha diariamente para:
👉 Orientar a entrada no mercado de trabalho
👉 Ajudar na toma de decisões conscientes e responsáveis
👉 Aprofundar a correta relação com as instituições financeiras
Num contexto em que a literacia financeira continua a ser um grande desafio, projetos como o Por Tua Conta, promovido pela Fundação António Cupertino de Miranda, são essenciais para fomentar a capacitação financeiras dos jovens em Portugal.
Juntos, vamos conseguir levar a literacia financeira mais longe! 💪