Estamos de volta e contamos consigo!

Setembro já chegou e o regresso às aulas também. Com ele, volta igualmente o Por Tua Conta. A nova edição do projeto que leva a educação financeira aos alunos do Ensino Profissional está prestes a começar, mas ainda vai a tempo de fazer a pré-inscrição da sua turma.

PRÉ-INSCRIÇÕES AQUI!

POR QUÊ INSCREVER A SUA TURMA NO POR TUA CONTA?

É reconhecido pelo Ministério da Educação

“É um projeto que tem duas virtudes muito grandes: em primeiro lugar, ser um projeto de valorização do Ensino Profissional. (…) Por outro lado, a enorme virtude de um trabalho que a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda tem vindo a desenvolver, ao longo de vários anos, que é promover a literacia financeira junto dos mais jovens.

Nós vivemos um tempo em que, por consequência da guerra, vimos a inflação a subir, vimos as taxas de juro a subir…e é muito importante capacitar todos e, em particular, os mais jovens para dimensões básicas da gestão da nossa vida: o nosso orçamento familiar, conseguir ler uma informação que nos chega do Banco, não nos tornarmos permeáveis a informação fácil que por vezes aparece sobre crédito, lutar contra o sobre-endividamento. Isto são ferramentas para a vida, em relação às quais a escola não pode passar ao lado. Portanto, esta é uma iniciativa mesmo muito importante!

João Costa, Ministro da Educação, novembro de 2022

É 100% estruturado

  • Todos os professores têm acesso a formação, quando entram no projeto, e são acompanhados, ao longo do ano letivo, no esclarecimento de todas as questões.

  • Planos de aula, casos práticos, fichas de atividades, vídeos, jogos e conteúdos: todos os recursos estão prontos a usar e disponíveis na plataforma digital www.portuacontapt para que os professores os implementem ao ritmo da sua turma.

  • Sem necessidade de conhecimentos prévios de economia ou finanças, o projeto pode ser implementado por docentes de qualquer área.

É 100% isento, credível e não tem fins comerciais

  • O único objetivo do Por Tua Conta é promover o ensino da educação financeira junto dos alunos do Ensino Profissional.

  • A Fundação Dr. António Cupertino de Miranda é uma entidade sem fins lucrativos, pelo que não existem objetivos comerciais associados ao projeto.

  • Todos os conteúdos seguem o Referencial de Educação Financeira, promovido pelo Plano Nacional de Formação Financeira e pelo Ministério da Educação.

  • Os conteúdos têm a revisão científica da Faculdade de Economia da Universidade do Porto

Responde a uma necessidade urgente e gera impacto social

  • O grande objetivo passa por dotar os jovens de competências que reforcem o seu perfil profissional de saída e a sua preparação para uma cidadania consciente, promovendo comportamentos financeiros mais adequados.

  • A literacia financeira é considerada pelo World Economic Forum como uma das cinco competências essenciais do aluno do século XXI.

  • De acordo com o inquérito de avaliação da última edição, os professores do Por Tua Conta consideram essencial o ensino de questões financeiras, uma vez que este contribui muito para a valorização do Ensino Profissional, para uma melhor transição para a vida adulta e para o mercado de trabalho.