Recibos Verdes: trabalhar no verão pode ser uma boa opção para a Tua Conta

  • Publicado em Jun 16, 2023

🤔 Afinal, o que são recebidos verdes?

De forma resumida, os recibos verdes são uma modalidade de faturação utilizada por profissionais que não possuem contrato de trabalho com uma empresa, atuando de forma independente. Ou seja, quando um trabalhador emite um recibo verde, está a apresentar a faturação dos serviços prestados a um cliente ou a uma empresa.

O recibo deve conter informações como:

👉 Nome

👉 Número de identificação fiscal do emissor e do destinatário

👉 Descrição do serviço prestado

👉 Data

👉 Valor a ser pago

O trabalhador independente é responsável pelo pagamento de contribuições sociais sobre os rendimentos obtidos através dos recibos verdes. Em Portugal, esse regime fiscal é conhecido como "Regime Simplificado" e aplica-se aos trabalhadores independentes que não se enquadram no regime de contabilidade organizada.

Os trabalhadores independentes devem estar atentos ao cumprimento das obrigações fiscais, como:

👉 Entrega regular das declarações de imposto

👉 Pagamento das contribuições à Segurança Social (porém, há isenções, pelo que deves procurar perceber como te enquadras nelas!)

Antes de começares a trabalhar a recibos verdes é necessário iniciar atividade. E como podes fazê-lo?

👉 Através de uma repartição das finanças ou online (no Portal das Finanças).

⚠️ Necessitas do teu Cartão de Cidadão e do NIB

🌞 Por que é que os recibos verdes são tão utilizados em trabalhos de verão?

Embora os recibos verdes sejam comumente associados a trabalhadores independentes, estes são muito utilizados em trabalhos temporários, ou seja, quando alguém é contratado para realizar uma tarefa ou projeto específico por um determinado período de tempo. Neste caso, o recibo verde será utilizado para registar o pagamento recebido pelo trabalho temporário.

Assim, é fácil perceber por que é que os recibos verdes são tão utilizados em trabalhos de verão. Uma vez que, por norma, estes são temporários, os recibos verdes podem ser uma opção prática para ambas as partes, porque não requerem a formalização de um contrato de trabalho e permitem que o empregador cubra as suas necessidades de mão-de-obra temporária e que o trabalhador exerça a sua atividade durante o período necessário.

Queres saber uma boa notícia? Se vais a trabalhar pela primeira vez a recibos verdes, tens alguns direitos, como direito ao subsídio de parentalidade, de desemprego e de doença! Bom trabalho 😊