Sessão de boas-vindas e ação de capacitação para docentes

  • Publicado em Feb 24, 2022

No dia 16 de fevereiro realizou-se a sessão de abertura da 1ª Edição do Projeto de Educação Financeira “Por Tua Conta”, a qual foi seguida de uma ação de capacitação para os docentes das turmas que vão participar no projeto.

A abertura da sessão esteve a cargo de Ana Amorim, Secretaria Executiva da Área Metropolitana do Porto, que deu as boas-vindas aos participantes deste projeto, e referiu que este projeto-piloto se insere na estratégia de valorização do ensino profissional prosseguida pela AMP associada a uma política de promoção do sucesso educativo. Ana Amorim agradeceu à Fundação a estreita colaboração e o trabalho meritório desenvolvido junto dos municípios da AMP, desde 2015. Nas palavras de Ana Amorim "é com o maior entusiasmo que hoje se inicia na AMP um projeto-piloto, pioneiro, de literacia financeira dirigido ao ensino profissional, que vai ser implementado em 35 escolas da AMP, abrangendo cerca de 1200 alunos de 25 cursos do ensino profissional.”

Maria Amélia Cupertino de Miranda, Presidente da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, agradeceu à AMP a visão e o reconhecimento do trabalho que a Fundação tem vindo a desenvolver há mais de uma década na área da educação financeira. Maria Amélia Cupertino de Miranda sublinhou a importância do domínio das competências de literacia financeira na transição para a vida adulta e na entrada para o mundo de trabalho. "Dotar os alunos com competências financeiras vai reforçar o seu perfil à saída do ensino obrigatório. Por tua Conta é um projeto construtor de futuros", referiu Maria Amélia Cupertino de Miranda.

A sessão contou ainda com a presença de Inês Abreu, Administradora Executiva da Fundação, que se debruçou sobre a metodologia do projeto; Pedro Pinheiro, Professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto  que realizou a capacitação dos docentes sobre os temas abordados no primeiro módulo do programa, "O Planeamento e Gestão do Orçamento"; e Luísa catita, do Serviço de Educação da Fundação, que apresentou a Plataforma Educativa e todos os recursos pedagógicos de apoio disponibilizados aos participantes no projeto.

Na sessão estiveram presentes os Srs. Vereadores da Educação dos Municípios de Arouca, Espinho, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso e Valongo, bem como professores de todos os municípios que aderiram ao projeto.

A sessão teve uma excelente adesão, contando com mais de 80 participantes.