O Ensino Profissional pode ser a tua escolha certa!

  • Publicado em Apr 13, 2023

Estás a chegar ao fim do 9.º ano e sentes que estás “por tua conta” na escolha do teu futuro? Não te preocupes, é normal sentires-te assim! As opções são muitas e escolher a melhor pode ser um grande desafio. Por isso, preparámos um artigo que reúne as principais vantagens de uma delas - o Ensino Profissional. 

Atualmente, são cada vez mais os alunos que optam por este tipo de ensino, devido à sua extensa lista de vantagens.  

Antes de conheceres as vantagens do Ensino Profissional, é importante perceberes como é que este funciona: 

O Ensino Profissional é constituído por 3 anos de formação, correspondentes ao 10.º, 11.º e 12.º ano do ensino obrigatório. Estes anos incluem uma componente teórica, na qual os alunos têm disciplinas científicas e outras especializadas na sua área de profissão, e uma componente prática, que é realizada em contexto de trabalho (estágios curriculares).  

A ANQEP (Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional) estipula que esta segunda componente deve ter um mínimo de 420 horas de formação, distribuídas ao longo dos três anos do curso.  

Consegues, então, facilmente concluir qual é a primeira vantagem deste tipo de ensino.  

💼 A entrada no mercado de trabalho é mais simples para os alunos do Ensino Profissional 

Graças à sua grande componente prática, os cursos do Ensino Profissional colocam os alunos em contato direto com o tecido empresarial, através de estágios e de formações em contexto real. Assim, os estudantes acabam o Secundário mais preparados para enfrentar a entrada no mercado de trabalho, tornando este processo muito mais simples.  

Esta vantagem está intrinsecamente ligada à próxima que te vamos apresentar. 

💶A taxa de empregabilidade para finalistas do Ensino Profissional é superior à dos alunos do ensino regular 

Segundo dados divulgados em 2021, após seis a nove meses do fim do Secundário, 54% dos alunos do Ensino Profissional estão a trabalhar. Enquanto, no mesmo período de tempo, apenas 36% dos alunos do ensino regular conseguem arranjar um emprego.   

Apesar destas duas vantagens se prenderem com o mundo empresarial, se quiseres prosseguir os estudos, não te preocupes! Através do Ensino Profissional também o podes fazer. A terceira vantagem deste guia é exatamente essa.  

📚Os alunos que finalizam um curso do Ensino Profissional obtêm uma Dupla Certificação, podendo inscrever-se no Ensino Superior 

Quando o estudante termina o curso profissional, recebe um diploma de Ensino Secundário e uma certificação profissional, correspondendo ao Nível IV do Quadro Europeu de Qualificações. A Dupla Certificação permite não só entrar mais facilmente no mercado de trabalho, como já explicámos, mas também prosseguir os estudos, se o aluno assim entendera. Para entrarem no Ensino Superior, os alunos do Ensino Profissional podem seguir duas vias: 

  • Realizar os exames nacionais, tal como os estudantes do ensino regular 

  • Concorrer a um concurso especial de acesso ao ensino superior para os estudantes provenientes do Ensino Profissional. Este está contemplado no Decreto – Lei nº11 de 2 de Abril de 2020 .   

Os cursos profissionais não têm apenas vantagens a longo prazo, como também têm no imediato.  

👩‍🏫👨‍🏫 Durante os 3 anos, cada aluno recebe um acompanhamento diferenciado  

No Ensino Profissional, professores têm a preocupação de recolher e analisar a proposta da empresa onde o aluno vai estagiar ou eventualmente ser contratado o término do curso. 

💰 Podes contar com o Por Tua Conta  

Este é o projeto de literacia financeira da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda pensado diretamente para os estudantes do Ensino Profissional. Se estiveres numa das escolas participantes, de certeza que vamos cruzar-nos para ajudar-te a compreender e gerir melhor as tuas finanças pessoais.  

Pensa bem naquilo que realmente é importante para ti! O Ensino Profissional pode ser a escolha certa, quando ficares “por tua conta” 😉