Desafio de março: não fiques na linha, completa o círculo!

  • Publicado em Mar 23, 2023

Assinala-se, esta semana, a Global Money Week – uma campanha de consciencialização financeira, organizada pela Rede Internacional de Educação Financeira da OCDE, que, todos os anos, quer pôr crianças e jovens a refletir sobre questões financeiras, meios de subsistência e empreendedorismo. “Planeia o teu dinheiro, planta o teu futuro” é o tema da edição deste ano.

O Por Tua Conta associa-se à comemoração desta iniciativa! Como? Lançando mais um desafio a todas as turmas que integram o projeto. Desta vez, o objetivo passa por compreender a economia circular…vamos a isso?

🔁 Economia Circular 🔁

As tendências de aumento populacional, crescimento da procura e consequente pressão nos recursos naturais têm vindo a sublinhar a necessidade de as sociedades modernas avançarem para um paradigma mais sustentável, uma economia mais "verde" que assegure o desenvolvimento económico, a melhoria das condições de vida e de emprego, bem como a regeneração do "capital natural".

🤔 Mas afinal que economia é esta?

A economia circular é uma alternativa à economia linear (extrair, produzir e descartar), cuja proposta se baseia nos ciclos da Natureza, onde “nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, como declarou o famoso químico francês do século XVIII, Lavoisier.

♻️Desafio de março: não fiques na linha, completa o círculo!

São cada vez mais as indústrias que assumem preocupações ambientais e apostam na sustentabilidade, como a indústria da moda e a dos transportes, por exemplo. Prolongar a vida útil do produto conseguindo mínimo impacto no ambiente é a máxima a seguir!

“De que forma podemos fazer a transição do modelo linear para o modelo circular?”. Esta é a questão que te fazemos no desafio deste mês! Pensa nas etapas da economia circular e propõe alterações que permitam fazer esta importante transição. Desafiamos-te a “completar o círculo” e a fazer uma apresentação ou um pequeno vídeo onde apresentes as tuas propostas!

Entra na plataforma e esclarece todas as dúvidas acerca do desafio! No final, os professores podem enviar-nos os trabalhos, através do e-mail [email protected], para serem publicados no Instagram e Facebook da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.