Desafio de fevereiro: seguro(s) em todas as situações!

  • Publicado em Feb 16, 2023

Todos os meses, no Por Tua Conta, vamos lançar um desafio às turmas. Partindo de uma das áreas do projeto, os alunos são convidados a expressar os seus conhecimentos de literacia financeira de forma criativa e divertida.

 

Em fevereiro, o desafio é sobre…seguros! Neste artigo, explicamos em que consiste o desafio e como participar, mas, antes disso, vamos perceber melhor o que são os seguros. 

🤔 Mas afinal, o que é um seguro?

Os seguros são uma medida de prevenção e funciona como uma rede de proteção contra riscos imprevistos. Ao pagarmos, por mês, uma quantia relativamente baixa - Prémio do Seguro – podemos prevenir despesas maiores quando ocorrer um acidente (sinistro).

No desafio de fevereiro, dedicámo-nos aos seguros de trotinetes. Porquê? Porque as trotinetes e as bicicletas elétricas fazem parte do dia a dia das grandes cidades. Estes meios de transporte, para além de serem mais sustentáveis, permitem deslocações rápidas e cómodas a baixos custos, sendo uma ótima opção de mobilidade urbana, para os jovens.

No entanto, são cada vez mais frequentes os acidentes decorrentes da utilização deste tipo de veículos, causando graves lesões, tanto aos próprios como a terceiros.

A contratação de um seguro associado à utilização de trotinetes ou bicicletas elétricas é uma medida fundamental para a promoção da segurança na circulação dos cidadãos.

💻 Desafio de fevereiro: como participar? 

Os passos são muito simples para encontrar o desafio de fevereiro: 

👉 Aceder à plataforma do Por Tua Conta (ir a “Entrar”) com o respetivo nome de utilizador e palavra-passe 

👉 No menu/lista do lado esquerdo, clicar em “desafios” 

👉 Clicar no 📖 (“Visualizar”) que está abaixo do documento que diz “Seguros” 

👉 Ler o desafio com atenção e realizá-lo de acordo com as instruções 

🛴 Desafio de fevereiro: em que consiste? 

👉 Em turma, criar um documento informativo de dupla face, para disponibilizar junto das trotinetes.

👉 Numa das faces, escrever um pequeno texto, com o objetivo de informar e promover o uso responsável das trotinetes e, na outra, incluir informações acerca da necessidade de contratar um seguro para a cobertura dos danos causados pela utilização deste meio de transporte, indicando as características mais importantes que esse seguro deve ter.

Ou

👉 Criar um panfleto, um cartaz, um vídeo (de 30 segundos) ou, até mesmo, um post para as redes sociais, segundo os mesmos propósitos.

Agora só falta mesmo juntar a turma e explorar a criatividade! No final, os professores podem também enviar-nos os trabalhos, através do e-mail [email protected], para serem publicados nas redes sociais do No Poupar Está o Ganho.