O que é um planeamento financeiro e porque preciso dele em 2023?

  • Publicado em Jan 13, 2023

Se te falarmos em “planeamento financeiro” ou em “orçamento”, poderás achar que vamos aborrecer-te com imensos números e regras complicadas. Mais ainda se te dissermos que este planeamento pode ser para o ano todo, porque vai parecer demasiado tempo.

Mas fica a promessa: não só não vais perder tempo como vais ter um controlo muito melhor sobre as tuas finanças.

Mas as finanças não são coisas de adultos?! Não necessariamente! No Por Tua Conta, acreditamos que nunca é demasiado cedo para começar a aprender mais sobre o valor do dinheiro, o consumo responsável e a poupança.

Vamos, então, ao nosso planeamento financeiro para 2023?

O que é um planeamento financeiro ou orçamento?

Um orçamento ou planeamento serve para conhecermos os rendimentos e as despesas, num certo período de tempo, garantindo uma melhor gestão e um melhor equilíbrio entre ambos.

Como posso fazer um planeamento financeiro?

Deves conhecer os teus rendimentos e despesas:

💶 Rendimento: dinheiro que recebes por algum motivo (mesada, prendas e Natal ou aniversário, pequenas tarefas, etc.). Aponta num caderno: em que meses vais receber? E quanto?

💶 Despesas: quantia de dinheiro que gastas (saídas com amigos, prendas, cartão da escola, etc.). Aponta também tudo o que prevês gastar!

    💶 Tem em atenção que existem as despesas fixas (aquelas que já sabemos que vamos ter, como o passe do autocarro) e as despesas variáves, que vão mudando (por exemplo, o valor de um lanche muda consoante o que pedires).

   💶 Não te esqueças de algo muito importante: existem despesas essenciais - aquelas que temos mesmo de fazer, porque são necessidades, como comprar material escolar quando precisamos mesmo - e as despesas supérfluas, que são desejos não essenciais (comprar um jogo, por exemplo).

Se planeares os teus rendimentos e despesas, vais encontrar o teu saldo (a diferença entre o que se ganha e o que se gasta, ou seja, o que sobra). Podes, por exemplo, poupar uma parte do teu saldo!

Mas por que preciso de fazer um planeamento financeiro?

Planear garante que tens uma previsão do que podes e deves gastar e quanto consegues poupar. Esta poupança é muito importante, pois permite-te juntar uma quantia maior para um objetivo que tenhas e que envolva uma despesa grande.

Comprar um computador, ter aulas para aprender um instrumento musical ou fazer um passeio com a família podem ser alguns objetivos de poupança. Que tal começar a poupar em 2023 para concretizá-los?

Convencido a experimentar e planear despesas e rendimentos? Este tipo de planeamento pode ser usado em qualquer circunstância: numa ida ao supermercado, sabes quanto tens para gastar e tens de gerir o valor do que compras; numas férias, podes atribuir valores máximos para gastar em lembranças ou em atividades; podes ajudar a tua família a preparar o orçamento aí de casa…e tantos outros exemplos!

Agora que já sabes como planear…estás por tua conta começar a poupar! Bom ano