Black Friday: os cuidados a ter nesta época de compras

  • Publicado em Nov 21, 2022

Lembras-te do “pare, escute e olhe” que todos devemos fazer antes de atravessar a rua? Na Black Friday, poderíamos dizer algo como para para pensar no que precisas (e não no que queres) comprar, escuta bons conselhos sobre a importância de orçamentar as suas compras e, por fim, olha bem para os preços antes e durante as campanhas! Depois, podes avançar com segurança.

A Black Friday (em português, “sexta-feira negra”) é já na próxima 6ª. feira, dia 25 de novembro. Esta festividade começou nos Estados Unidos da América e celebra-se sempre um dia a seguir ao Dia de Ação de Graças. Assinala-se neste dia o início da época de compras natalícias e… a verdade é que tem vindo a estender-se ao resto do mundo, inclusive a Portugal!

As marcas anunciam “ofertas imperdíveis” que vão desde produtos de tecnologia, eletrodomésticos ou perfumes até férias de sonho e muito mais! Tudo é motivo para comprar...tanto que até os Bancos oferecem crédito para que o cliente possa aproveitar esta oportunidade e concretizar os seus projetos e sonhos.

Se, até agora, tudo parece “excelente” sobre a Black Friday, então, está na altura de colocarmos algumas questões, que sugerimos partilhes com os teus familiares e amigos.

Será que vale, verdadeiramente, a pena aproveitarmos os descontos da Black Friday?

“Tudo vale a pena, quando”... é realizado em consciência e com responsabilidade! Em finanças pessoais (e na Black Friday), não é diferente. Ou seja, se usares este dia como uma oportunidade para adquirir algo realmente importante e que te permita concretizar um objetivo previamente definido, pagando um preço inferior ao de qualquer outro dia do ano… então, é sem dúvida uma oportunidade a aproveitar.

Que cuidados devo ter?

Atenção! Nem sempre os descontos são reais, pelo que deixamos 4 dicas para que possas tomar a tua decisão em consciência e com responsabilidade:

  1. Avalia bem a necessidade e estebelece prioridades. Este tipo de campanhas leva-nos facilmente a fazer compras por impulso e a realizar despesas supérfluas. Não podemos cair no erro: gastar dinheiro em algo desnecessário, apenas porque está com desconto, em vez de utilizá-lo em algo muito mais importante ou poupá-lo para um objetivo financeiro mais relevante.
  2. Cria um plano prévio. Se estás decidido a aproveitar a Black Friday e não tens dúvidas do que pretendes comprar, define previamente o valor máximo a gastar e não cedas nesse limite! Depois, certifica-te de que o preço é realmente mais baixo. Para isso, compara os preços nas diferentes lojas – podes fazê-lo online – para que não caias na tentação de comprar logo à primeira oportunidade.
  3. Pesquisa os preços com antecedência. Sabemos que na Black Friday, algumas lojas promovem grandes promoções de forma menos correta, na medida em que aumentam os preços previamente à campanha. Para além disso, durante o ano, podemos encontrar campanhas promocionais igualmente interessantes. Assim, é importante irmos acompanhando os preços dos bens que pretendemos comprar para termos a certeza de que não estamos a ser enganados.
  4. Conhece a política de trocas, devoluções e entregas. Se a Black Friday é o momento para darmos início às compras natalícias, para aproveitar as melhores oportunidades, é importante sabermos qual o prazo de entrega e a política de trocas e devoluções das lojas. Se se tratam de prendas de Natal, certifica-te de que os artigos chegam antes do Natal e… até quando é que podem ser devolvidos!