Avaliações confirmam impacto muito positivo do projeto “Por Tua Conta”

  • Publicado em 21 agosto 2025

A edição de 2024/2025 do projeto Por Tua Conta chegou ao fim com resultados muito positivos. Mais de 3100 alunos do Ensino Profissional participaram nesta iniciativa e, segundo as avaliações realizadas pelos professores, o impacto foi claro na forma como os jovens passaram a olhar para a gestão do dinheiro e para as suas próprias decisões financeiras.

 

Avaliação da implementação

Mais de 80% dos docentes integraram o projeto de forma regular nas aulas, com destaque para os módulos Planeamento e Gestão do Orçamento e Produtos Financeiros Básicos. Os professores reconheceram a elevada relevância dos conteúdos:

  • 93% consideraram o módulo de Planeamento e Gestão do Orçamento muito ou bastante relevante;

  • 88% atribuíram igual importância ao módulo Poupança e suas Aplicações;

  • 84% avaliaram de forma muito positiva os conteúdos sobre Produtos Financeiros Básicos.

Recursos educativos valorizados

A plataforma digital foi amplamente elogiada, com classificações muito favoráveis em aspetos como funcionalidades (68% “excelente”), linguagem (66%) e acessibilidade (64%).
Entre os recursos disponibilizados:

  • 95% dos professores utilizaram as fichas de trabalho;

  • 57% recorreram aos casos práticos.

Ambos foram considerados ferramentas muito úteis, com taxas de aprovação acima de 90%.

Experiências complementares

A visita ao Museu do Papel Moeda foi outro ponto forte, com 89% dos professores a declararem-se muito satisfeitos ou bastante satisfeitos. Entre os alunos, mais de metade (52%) partilhou igualmente esse nível de satisfação.

Já as TEF Talks de Educação Financeira, dinamizadas em parceria com especialistas, registaram 88% de satisfação entre os docentes.

Impacto nos alunos

As avaliações mostram que 68% dos professores consideram que os alunos gostaram bastante ou muito de participar no projeto. Os docentes descrevem as turmas como mais curiosas, conscientes e interessadas em relação à gestão do dinheiro.

O impacto foi sentido em várias competências:

  • Competências financeiras foram as mais valorizadas (2,66 numa escala de 0 a 4);

  • Seguiram-se a tomada de decisão (2,55), competências digitais (2,52), sociabilidade (2,52) e resolução de problemas (2,48);

  • Também comunicação, trabalho em grupo, matemática e português beneficiaram da implementação.

Na caracterização global, os alunos foram vistos como mais informados (3,07/4), curiosos, autónomos e críticos, reforçando a ideia de que o projeto contribui para a formação de jovens mais preparados para os desafios pessoais e profissionais.

A importância do projeto

Quase todos os professores (93%) avaliaram como muito importante ou bastante importante participar no “Por Tua Conta” neste ano letivo.
Os resultados confirmam que esta iniciativa continua a ser um apoio fundamental para preparar os jovens do Ensino Profissional para uma vida financeira mais consciente, responsável e autónoma.

 

👉 FAÇA A PRÉ-INSCRIÇÃO DA SUA TURMA PARA O ANO LETIVO DE 2025/2026 CLICANDO AQUI 👈