Avaliações confirmam impacto muito positivo do projeto “Por Tua Conta”
- Publicado em 21 agosto 2025
A edição de 2024/2025 do projeto Por Tua Conta chegou ao fim com resultados muito positivos. Mais de 3100 alunos do Ensino Profissional participaram nesta iniciativa e, segundo as avaliações realizadas pelos professores, o impacto foi claro na forma como os jovens passaram a olhar para a gestão do dinheiro e para as suas próprias decisões financeiras.
Avaliação da implementação
Mais de 80% dos docentes integraram o projeto de forma regular nas aulas, com destaque para os módulos Planeamento e Gestão do Orçamento e Produtos Financeiros Básicos. Os professores reconheceram a elevada relevância dos conteúdos:
-
93% consideraram o módulo de Planeamento e Gestão do Orçamento muito ou bastante relevante;
-
88% atribuíram igual importância ao módulo Poupança e suas Aplicações;
-
84% avaliaram de forma muito positiva os conteúdos sobre Produtos Financeiros Básicos.
Recursos educativos valorizados
A plataforma digital foi amplamente elogiada, com classificações muito favoráveis em aspetos como funcionalidades (68% “excelente”), linguagem (66%) e acessibilidade (64%).
Entre os recursos disponibilizados:
-
95% dos professores utilizaram as fichas de trabalho;
-
57% recorreram aos casos práticos.
Ambos foram considerados ferramentas muito úteis, com taxas de aprovação acima de 90%.
Experiências complementares
A visita ao Museu do Papel Moeda foi outro ponto forte, com 89% dos professores a declararem-se muito satisfeitos ou bastante satisfeitos. Entre os alunos, mais de metade (52%) partilhou igualmente esse nível de satisfação.
Já as TEF Talks de Educação Financeira, dinamizadas em parceria com especialistas, registaram 88% de satisfação entre os docentes.
Impacto nos alunos
As avaliações mostram que 68% dos professores consideram que os alunos gostaram bastante ou muito de participar no projeto. Os docentes descrevem as turmas como mais curiosas, conscientes e interessadas em relação à gestão do dinheiro.
O impacto foi sentido em várias competências:
-
Competências financeiras foram as mais valorizadas (2,66 numa escala de 0 a 4);
-
Seguiram-se a tomada de decisão (2,55), competências digitais (2,52), sociabilidade (2,52) e resolução de problemas (2,48);
-
Também comunicação, trabalho em grupo, matemática e português beneficiaram da implementação.
Na caracterização global, os alunos foram vistos como mais informados (3,07/4), curiosos, autónomos e críticos, reforçando a ideia de que o projeto contribui para a formação de jovens mais preparados para os desafios pessoais e profissionais.
A importância do projeto
Quase todos os professores (93%) avaliaram como muito importante ou bastante importante participar no “Por Tua Conta” neste ano letivo.
Os resultados confirmam que esta iniciativa continua a ser um apoio fundamental para preparar os jovens do Ensino Profissional para uma vida financeira mais consciente, responsável e autónoma.
👉 FAÇA A PRÉ-INSCRIÇÃO DA SUA TURMA PARA O ANO LETIVO DE 2025/2026 CLICANDO AQUI 👈