Está na hora de poupar! Dicas para o regresso às aulas

  • Publicado em Sep 21, 2022

Setembro exige a muitas famílias particular atenção na gestão financeira. O regresso às aulas faz o verbo “comprar” multiplicar-se entre livros, materiais de desenho, roupas de desporto, calculadoras e tantos outros! Subtrair nas despesas parece um problema de difícil resolução, mas há estratégias que podem ajudar, como as que o Por Tua Conta te sugere neste artigo:

📃 Lista, lista, lista. Planear é, muitas vezes, o ponto de partida das nossas dicas de poupança e é natural que assim seja. Afinal, sem materializarmos uma lista de compras e sem definirmos um orçamento máximo, como conseguiremos controlar gastos e assegurar que cobrimos todas as necessidades? Por esta razão, deves ser abrangente na preparação da tua lista (é necessário reforçar o guarda-roupa? E o quarto, precisa de um espaço de estudo?), mas também rigoroso – nos materiais, confere as recomendações dos teus Professores, para evitar adquirir algo que acabe inutilizado na tua secretária!

🔁 Segunda mão - a primeira opção. Feita a lista, é necessário decidir o que comprar e onde fazê-lo. Sobretudo, nos itens de maior valor ou com maior período de vida útil, é importante perceber a viabilidade de consegui-los em segunda mão. A roupa que transita entre familiares, a calculadora gráfica que já não é usada por um amigo, o livro de leitura obrigatória que outros já desfolharam, a secretária de que alguém já não precisa… são tantas as famílias que já passaram pelo mesmo tipo de compras escolares que há sempre quem dê, empreste ou venda este tipo de bens. Pergunta aos mais próximos e espreita as lojas de segunda mão, físicas e digitais! Não só estarás a poupar como a promover os princípios da economia circular – o ambiente agradece!

🧐 O ano passado foi há muito tempo. Para os bens mais pequenos (canetas, lápis, mochila, estojo, materiais de desenho, entre outros), é fundamental rever todos os materiais que sobraram do ano letivo anterior e de que já nem te lembras bem! Separa cada item em pilhas como “manter”, “doar”, “arranjar”, “vender” e, em último caso, “deitar fora”. O objetivo é reaproveitar (e poupar) ao máximo!

✍️Não te esqueças do NIF. Se tiveres de comprar material escolar, não te esqueças de pedir fatura com NIF – o gasto vai entrar para as “despesas de educação”, em sede de IRS. São ainda dedutíveis despesas como o refeitório da escola, o arrendamento de quartos ou casas a estudantes deslocados, o ensino de línguas, música, canto e teatro, bem como as explicações. Regra geral, podes receber até 30% das despesas feitas, até um máximo de 800 €.

👦👧 Com uma pequena ajuda dos teus amigos. Duas cabeças pensam melhor do que uma. Por esta razão, partilha o processo de aquisição dos materiais escolares com os teus amigos: em casa, façam a lista e a revisão dos materiais do ano anterior; nas lojas ou supermercados, trabalhem em equipa na comparação de preços e no cumprimento do orçamento.

Prontos para o próximo ano letivo? Nós também! O Por Tua Conta estará, em breve, de regresso às salas de aula e esperamos partilhar contigo aprendizagens financeiras que ficarão para a vida 💰