"Por Tua Conta" arranca em janeiro nos Municípios da Área Metropolitana do Porto!

  • Publicado em Jan 3, 2022

"Por Tua Conta" é um projeto-piloto de literacia financeira, concebido para os alunos do ensino profissional das escolas dos Municípios da Área Metropolitana do Porto, que promove o sucesso escolar dos alunos na transição para a vida ativa e a entrada no mercado de trabalho.

Esta iniciativa é promovida pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda em parceria com a Área Metropolitana do Porto.

O domínio de competências financeiras assume importância central na fase de transição para a vida adulta e para a entrada no mundo de trabalho, perante os desafios que se colocam. Questões práticas, como não ter conta bancária em nome próprio e a baixa compreensão do dinheiro, dos valores, dos gastos e receitas, das contas e orçamentos, limitam a capacidade de gerir o dinheiro e de assumir controlo sobre a própria vida.

Por outro lado, a evolução tecnológica permitiu a ampliação do acesso aos serviços e produtos financeiros on line e a realização de compras e pagamentos através de equipamentos, como é o caso dos telemóveis. Os jovens são os maiores utilizadores das redes sociais, estando por isso particularmente expostos a estratégias de marketing e a situações de venda agressiva. Apesar de serem nativos digitais, são mais propensos a serem vítimas de fraude online, porque tendem a assumir comportamentos de risco online e a compartilhar informações pessoais, permitindo inconscientemente o acesso aos seus dados pessoais e à sua utilização para fins ilícitos. É fundamental que os jovens conheçam os seus direitos e deveres enquanto consumidores financeiros, entendam os riscos associados a diferentes produtos e serviços e adotem comportamentos financeiramente corretos.

A literacia financeira dos cidadãos é hoje mundialmente reconhecida como determinante para a estabilidade e desenvolvimento económico e financeiro. A importância da promoção da literacia financeira encontra suporte na evidência científica que demonstra a sua relação com mudanças comportamentais positivas na capacidade de planeamento, poupança, gestão de dívidas, tomada de decisões, autonomia e capacidade de adaptação à imprevisibilidade dos mercados e condições financeiras.

Por tua Conta é um programa “chave na mão”, que será implementado em regime de continuidade e que disponibiliza aos professores e alunos do ensino profissional todos os recursos pedagógicos necessários à sua implementação, nomeadamente através da operacionalização e dinamização de uma plataforma de e-learning, a capacitação dos professores envolvidos no programa e, ainda, a dinamização de atividades  de extensão das aprendizagens.