A Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (FACM) é uma instituição privada, sem fins lucrativos, instituída em 1964. A sua missão é a realização de atividades culturais, educativas e sociais que promovam a sociedade do conhecimento e a coesão social.
A FACM tutela o Museu do Papel Moeda (MPM) que é detentor de uma relevante coleção de papel fiduciário, considerada a mais importante coleção privada desta temática existente em Portugal.
Vê-se a si própria como um equipamento cultural aberto e com forte ligação à comunidade, capaz de desenhar uma programação sustentável e relevante, direcionada ao desenvolvimento económico, educacional, social e cultural. Sabe diagnosticar problemas e desenvolve novas práticas/soluções para dar resposta às necessidades das pessoas, capacitando-as e promovendo mudanças a nível social, atuando como plataforma de encontro, participação e inclusão social.
Em 2009, a Fundação desenvolve em parceria com o Departamento de Museologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, sob o tema “Territorialização de um novo Paradigma na Educação” um Projeto de Investigação/Ação, do qual resultou um diagnóstico que apontava para um défice de literacia financeira, o qual veio a ser ratificado pelos resultados apresentados em 2010 pelo Banco de Portugal no primeiro inquérito à Literacia Financeira dos Portugueses.
Face a estes resultados e tendo em conta o contexto socio e económico e a importância que tem sido reconhecida pela sociedade civil e por várias entidades públicas e privadas de relevo nacional, o Conselho de Administração da FACM assume a Literacia Financeira como área de intervenção estratégica.
Com este enquadramento, a programação do serviço educativo, tendo como ponto de partida as coleções do MPM, desenvolve programas de literacia financeira, junto de públicos vulneráveis, como crianças e jovens, seniores e pessoas com necessidades especiais:
- - No Poupar Está o Ganho – implementado em contexto escolar, ao longo de todo o ano letivo, para crianças e jovens desde o ensino pré-escolar ao ensino básico e secundário;
- - Eu e a Minha Reforma – para pessoas com mais de 55 anos;
- - Educação Financeira: Uma Necessidade Especial – para pessoas com défice cognitivo;
- - Por Tua Conta – capacitação de alunos do Ensino Profissional.